NOTÍCIAS

05-MAR-2021

16 DE MARÇO, DIA DO OUVIDOR

OUVIDOR, O AGENTE DE MUDANÇA NA DEFESA DOS DIREITOS DO CLIENTE/CIDADÃO, USUÁRIOS DOS SERVIÇOS PÚBLICOS E PRIVADOS.

05 DE MARÇO DE 2021

DIA DO OUVIDOR

Fruto da evolução no atendimento ao consumidor surgiram instrumentos legais para a defesa do cidadão nas diversas instâncias. Organizações se formaram com o intuito de representar, na esfera pública e privada, as demandas oriundas do cidadão inconformado. Neste contexto, no dia 16 de março de 1995, foi fundada a Associação Brasileira de Ouvidores/Ombudsman (ABO Nacional), com o objetivo de estimular e promover o congraçamento e o relacionamento entre todos aqueles que exerçam a função de Ouvidor/Ombudsman no Brasil, como também os que atuam em atividades de defesa da cidadania, do consumidor e do meio ambiente. Dezessete anos depois, o dia 16 de março foi oficializado como o Dia Nacional do Ouvidor, por meio da Lei Federal nº 12.632/2012. Já no ano 2003, com a fundação da Seccional Santa Catarina da Associação Brasileira de Ouvidores/Ombudsman (ABO-SC), o Estado passou a ter voz ativa, reunindo lideranças focadas na representatividade, na prestação de serviços e buscando iniciativas como a capacitação de Ouvidores, e, mais tarde, incluindo a sua certificação. Para alcançar esses objetivos encontrou uma parceria, a OMD Soluções para Ouvidorias, que não só organiza os cursos de capacitação e certificação, como também fornece ferramentas para que as Ouvidorias se transformem em verdadeiras ferramentas de gestão, como foco na melhoria de processos, produtos e serviços. Esta parceria é responsável pela formação de milhares de ouvidores em todo o Brasil.

A propósito desta data tão especial, destacamos um dos conteúdos do Curso de Capacitação e Certificação em Ouvidoria, promovido pela ABO-SC e OMD, que trata dos atributos que devem estar presentes no exercício diário de um Ouvidor. O professor Silvio Luzardo tem destacado alguns atributos como essenciais, na opinião dos próprios Ouvidores:

1. Tolerância

2. Sintonia

3. Saber Ouvir

4. Boa Vizinhança

5. Legitimidade

Assim, concluímos que o Ouvidor se apresenta diante de grandes desafios para estabelecer um ponto de acordo entre as instituições e seus usuários. O papel do Ouvidor requer atenta e contínua qualidade no atendimento e atenção direta aos anseios de cidadãos e consumidores, cada vez mais exigentes e bem informados.

O caminho é longo, mas repleto de desafios enriquecedores ! …

Fonte ( http://www.abo-sc.org.br/16-de-marco-dia-do-ouvidor-2/ )

 

Deixe seu comentário

NOTÍCIAS MAIS RECENTES
#AssistênciaSocial Há 155 dia(s)

CONSULTA PÚBLICA - Plano de Promoção, Proteção e Defesa do Direito das Crianças e Adolescentes á Convivência

Direito das Crianças e Adolescentes á Convivência Familiar e Comunitária

#Festa Há 198 dia(s)

Cajazeirinhas em Festa: Comemore 30 Anos de Emancipação Política Conosco!

3 décadas de História com uma programação imperdível para toda a família

#Esporte Há 224 dia(s)

Copa Oriel Brilhante de Moura 2024: A emoção do futebol começa neste sábado!

Venha torcer pelo seu time do coração e prestigiar a abertura do campeonato municipal.

#Saúde Há 238 dia(s)

Bem-Estar Feminino em Foco: Celebre o Dia da Mulher com Saúde!

Um Dia da Mulher repleto de saúde e bem-estar.

#Administração Há 241 dia(s)

Prefeito de Cajazeirinhas firma parceria para implementar Polo de Acolhimento Familiar

Regionalizado na 13ª Região do Município de Pombal

#TodosContraDengue Há 244 dia(s)

Mobilização Essencial na Luta Contra a Dengue - Faça sua Parte!

A Responsabilidade Coletiva como Escudo contra a Epidemia

#Educação Há 244 dia(s)

Alta Performance Educacional: Cajazeirinhas Alcança IDEB 4.9, Superando a Média Nacional

"Juntos, Educamos para o Futuro: Resultados que Impulsionam, Compromisso que Eleva."

#TáNaConta Há 245 dia(s)

Tá na Conta! Pagamento dos Servidores (Fevereiro 2024)

PAGAMENTO REFERENTE AOS SALÁRIOS DE TODOS OS SERVIDORES PÚBLICOS

Qual o seu nível de satisfação com essa informação?


Muito insatisfeito

Insatisfeito

Neutro

Satisfeito

Muito satisfeito